quarta-feira, 7 de janeiro de 2015


Mastigação: mais uma etapa importante do desenvolvimento alimentar da criança


 Chegamos em mais um marco importante do desenvolvimento alimentar da criança: a mastigação.

De acordo com o Manual de Orientação para Alimentação do Lactente, descrito pelo Departamento Científico de Nutrologia, da Sociedade Brasileira de Pediatria, entre o 9º e 12º mês de vida da criança, os alimentos, devem ser passados gradativamente, com o ajuste da consistência, para os alimentos consumidos pela família, ou seja, alimentos sólidos.

Nenhuma criança aprende a mastigar os alimentos, sem que ela seja estimulada a realizar tal função. Por isso, é muito importante que nesta fase, entre o 9º e 12º mês de vida, a criança possa ter a experiência com os alimentos de diferentes texturas. Esse treinamento irá fazer com que ela adquira todas as habilidades motoras orais para mastigar com eficiência os alimentos sólidos.

É uma etapa em que os pais devem ter o cuidado de realizar a transição gradativamente dos alimentos, os quais anteriormente eram amassados, para pedaços pequenos. Para algumas crianças, esta tarefa pode ser mais fácil do que para outras, pois se uma criança que foi estimulada desde o início da alimentação complementar, com alimentos amassados e/ou em pedaços bem pequenos, ela terá mais facilidade de realizar a transição para os alimentos sólidos macios do que uma criança que iniciou a introdução alimentar, com alimentos batidos no liquidificador, por exemplo.


 O importante é não desistir e ir introduzindo aos poucos, com segurança, os alimentos de diferentes texturas  e respeitar sempre os limites de cada criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário