segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Amamentação

 
 
Fatores que contribuem para o sucesso da amamentação 
 
 
A posição mais adequada é aquela que a mãe se sinta mais confortável. O importante é que a mãe esteja tranqüila e relaxada, com a coluna ereta, o busto levemente inclinado para frente e... apoiando o bebê em seu braço.

Caso o bebê não esteja confortável em uma posição, a mãe pode sim tentar outra, afim de evitar o estresse.

O posicionamento tanto do bebê como da mãe é fundamental para garantir sucesso na amamentação. O bebê não pode ficar deitado durante a amamentação, a posição correta é semi-inclinado ou sentado, pois o bebê tem o canal interno que liga o ouvido à garganta horizontalizado (tuba auditiva) e se ficar deitado, pode provocar infecções no ouvido. A barriga do bebê deve estar posicionada de frente para a barriga da mãe, com o queixo bem perto do seio.

A mãe deverá esperar até que o bebê abra bem a boca e em seguida introduza, o seio em sua boca. Para ter uma pega correta e garantir uma adequada sucção ao seio é muito importante que o bebê abocanhe a maior parte da aréola e não somente o mamilo. O bebê irá pressionar com a gengiva a aréola para a saída do leite. Se o bebê sugar somente o mamilo, não conseguirá extrair o leite e consequentemente irá machucar a mama. Aqui está um dos principais problemas que encontramos na prática da amamentação.

Lembre-se mães, quando a amamentação acabar, cuidado com a maneira de retirar o seio da boca do bebê, pois se não for realizado corretamente, pode provocar dor e machucar a mama. A abertura da boca do bebê deve ser realizada com o dedo, de forma a soltar a mama da boca do bebê.  A foto abaixo mostra como deve ser realizado esse procedimento.














Nenhum comentário:

Postar um comentário