segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Saiba mais sobre a chupeta

 
 
Devo oferecer ao meu filho?

 
 
 Antes de responder essa pergunta é importante esclarecer que o recém-nascido tem uma necessidade fisiológica de sugar, além da sucção que realiza no seio da mãe. Por isso mães, não tem problema oferecer... a chupeta, com o bico ortodôntico, nesses casos. O que devemos estar atentos é o uso da chupeta nas primeiras semanas de vida, pois é importante que as mães saibam diferenciar os diferentes tipos de choro, quando o bebê esta com fome ou desconforto, por exemplo. A chupeta não deve ser oferecida a qualquer sinal de desconforto, é preciso entender primeiramente o motivo pelo qual o bebê está passando por esse incômodo.

Se o bebê não se interessar pela chupeta, não insista, isso significa que ele está saciado e não precisa dessa “sucção” a mais. Porém, se o bebê introduzir o dedo para sugar e/ou utilizar o seio da mãe como chupeta, deve-se substituí-los, o mais precocemente possível, pelo uso da chupeta ortodôntica. Quando a sucção deixa de ser um ato reflexo, o bebê não necessitará mais da chupeta como nos seus primeiros meses de vida. Podemos observar os bebês com o ato de levar a chupeta na boca para mastigar, isso ocorre em decorrência dos receptores dos dentes que estão ativos e precisam ser estimulados. Nesse momento é mais importante oferecer o uso de mordedor. Até os dois anos de idade, a chupeta não prejudicará a arcada dentária, porém o uso excessivo, tanto com o bico ortodôntico e/ou convencional poderá sim causar alterações nos dentes e flacidez da musculatura facial.

Evite por exemplo, deixar seu filho com a chupeta na boca para falar, isso é muito prejudicial, pois a criança estará movimentando a língua de um jeito errado e isso acarretará em alterações dos sons da fala, posteriormente. Além de favorecer um hábito inadequado da criança, em respirar pela boca.

Se seu filho tem mais 2 dois anos de idade e você não está conseguindo retirar a chupeta? Tenha calma e paciência e tente diminuir um pouco o uso a cada dia. É importante conversar sempre com a criança e explicar a situação

Nenhum comentário:

Postar um comentário